Oscar Niemeyer / Vida

 

2006

Projeta, entre outros, o Centro Cultural Principado de Astúrias, na Espanha, e o Memorial Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. É lançado, em setembro, no Festival do Rio 2006 o filme-documentário Oscar Niemeyer, a vida é um sopro. Em dezembro, é inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino em Brasília, projetado por Oscar Niemeyer. Esse evento é marcado pela abertura da exposição “Niemeyer & Niemeyer”, no Museu Nacional Honestino Guimarães. Além do Museu compõem o complexo: a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, um restaurante e três espelhos d’água. Casa-se, no Rio de Janeiro, com Vera Lúcia G. Niemeyer.

Casa-se, no Rio de Janeiro, com Vera Lúcia G. Niemeyer.

2007

Em todo o país são realizadas diversas exposições, eventos e homenagens em comemoração ao centenário de nascimento do arquiteto. Lança no Rio de Janeiro o livro Universidade de Constantine, universidade de sonho. Projeta, entre outros, o Parque da Boa Viagem, em Recife, o Memorial João Goulart e o Memorial dos Presidentes, ambos em Brasília, e a Universidade de Ciências e Informática em Havana, Cuba.

2008

Lança, no Rio de Janeiro e em Brasília, a Revista Nosso Caminho, uma publicação de arquitetura, arte e cultura, também dedicada ao debate sobre o cenário social e político brasileiro e latino-americano na atualidade. É relançado no Rio de Janeiro o livro Rio: de província a metrópole. Projeta, entre outros, a Torre Digital de Brasília e a Praça em Astana, capital do Cazaquistão.

2009

No Museu Schunck Glaspaleis, em Heerlen, Holanda é realizada a exposição Oscar Niemeyer Trajetória e Produção Contemporânea 1936-2008. É lançado pela Editora Nosso Caminho no Rio de Janeiro o livro Oscar Niemeyer: 1999-2009. Projeta, entre outros, a Biblioteca dos Países Árabes e da América do Sul em Argel, capital da Argélia. É realizada a exposição Oscar Niemeyer, no espaço cultural da Fundacion Telefônica, em Madrid, Espanha.

2012

Morre no dia 06 de junho, aos 82 anos, a galerista Anna Maria Niemeyer, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer.

No dia 05 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer falece no Rio de Janeiro aos 104 anos.